domingo, 3 de fevereiro de 2008

Parvónia


A verdade é só uma, vamos crescendo e vamos vendo as coisas/gentes que nos rodeiam sob novas perspectivas...
Muita pouca coisa permanece igual na nossa mente (aliás, arriscava a dizer que só as recordações boas permanecem intactas, talvez porque o nosso inconsciente tenha medo de tocar "nelas"...)
Estava agorinha mesmo a estudar biologia, e analisei as teorias Lamarckista e Darwinista (que pensava já saber de uma ponta à outra) sob uma nova perspectiva... Porquê? (perguntam vocês), porque me consegui abstrair do exemplo das girafas ou dos patinhos e alargar os meus horizontes à espécie humana... (difícil, pensam alguns de vocês...) na verdade foi muito simples =)
Bastou-me pensar num grupo restrito de pessoas que conheço e aplicar nelas estas teorias evolucionistas...
Lamarck defendia a "Lei do uso e do desuso", o que não foi assim tão disparatado como se pensava em inícios do séc. XIX... bastou-me pensar nalgumas pessoas que conheço que não usam muito o cérebro, para concordar que a esta altura, por muito que o quisessem usar, já o teriam atrofiado... (forte pensam vocês???) eu não acho... mas vocês podem argumentar que o problema pode ser genético... É aqui que entra a "Lei da herança dos caracteres adquiridos", ou seja, talvez tenham herdado esta inaptidão de pensar dos seus progenitores... remeto-me então para a análise dos mesmos (progenitores) e chego à conclusão que tudo bate certo...
Darwin, por sua vez acreditava piamente na selecção natural... também concordo com ele... cada vez me convenço mais que nesta sociedade há pessoas mais aptas que outras face às alterações do meio... mas o que mais me intrigou foram os casos daqueles indivíduos que sendo inaptos sobrevivem melhor que os aptos... Esses são os chamados "chico-espertos"... mas a verdade é que os há (andam por aì a passear-se livremente!!), e a verdade é que eles se safam (ai safam!!!) , mas a verdade é que esses um dia também vão transmitir a sua "chico-espertice" à sua descendência (sintam o medo a invadir-vos!!!!)...
Mas depois também me lembrei de uma outra coisa... e aquelas pessoas que simplesmente estagnaram no tempo??? Aquelas que só modificam por fora mas permanecem sempre presos às suas tristes convicções e que não evoluem face ás mudanças do meio??? Esses pra mim são os mais tristes... não são carne nem peixe... não se incluem nas teorias de Lamarck nem de Darwin... Acho que esses se incluem somente no fixismo... devem estar à espera de que venha uma catástrofe qualquer dizimar a sua "sub-sub-espécie"...
E porque é que eu me lembrei disto? Porque cada vez que socializo numa certa região que decidi apadrinhar de "parvónia", me deparo com todas estas espécies raras...
Resta-me voltar para o meu estudo, tentar usar o meu cérebro ao máximo de modo a que este se torne na minha mega-estrutura evoluida, para vos poder presentear com estas questões evolucionistas...

Sem comentários: